Porque criar uma rotina diária é tão importante para seu blog

Desde que eu comecei a pensar no Blog como um empreendimento e este meu negócio tem crescido dia após dia, eu tenho buscado inúmeras alternativas para ser mais eficiente e terminar todas as minhas atividades como produtora de conteúdo, antes do meu filho chegar da escola no fim do dia.

Então, se você é uma mãe blogueira e gerencia 100% do seu negócio online sozinha também, eu sei que você vai se identificar com algumas dificuldades que irei relatar aqui e entender a importância de criar uma rotina diária em casa para que seu blog tome forma, conquiste sua audiência e se torne sua fonte de renda no mundo digital.

No início de todo blog, a gente se sente bastante exausta com a intensidade da produção de conteúdo, uma vez que, nós temos a intenção de lançar nosso projeto digital com o máximo de excelência que pudermos entregar para nossos futuros seguidores.


Esta é a fase que muitos blogueiros desistem da ideia, porque veem que é preciso ter muito trabalho e persistência para se tornarem autoridades no nicho que se propõem.

Pois bem. Existe uma grande crença de que empreendedor, dono do seu próprio negócio, tem a vida mansa. Por isso todos querem.

Mas a verdade é cruel, já que empreender a sua ideia significa ter bastante trabalho para dar certo, principalmente, porque para realizar o seu sonho tudo depender de você.

A vida de uma mãe blogueira não é uma vida sem trabalho, onde a renda só vai entrando na conta sem nenhum esforço não. Nos bastidores, trabalho é o que não falta!

A diferença entre os projetos que dão certo versus aqueles que não dão, está no simples fato de que algumas pessoas desenvolveram técnicas e habilidades de gerenciamento de tempo para a sua melhor performance produtiva.

Quando eu me dei conta disso, eu me dediquei em criar o que chamei de "minha rotina produtiva mais que perfeita", porque ela se encaixava a minha realidade tão bem, que eu terminava o dia completamente feliz e realizada por entregar ao meu projeto mais do que aquele 1% que eu prometi tentar.

Então, se você também está buscando equilíbrio entre sua vida materna e sua vida de blogueira profissional, eu espero que este post seja completamente útil para essa sua caminhada de inspiração em criar a rotina que melhor se adeque à sua vida.


Tenha uma rotina ao acordar


Se tem uma coisa que mudou a minha vida foi criar uma rotina logo assim que eu acordo. Esta rotina inclui ter um tempo para mim mesma, sem ninguém falando ou interferindo meus pensamentos.

Assim que eu acordo, a primeira coisa que eu faço é agradecer a Deus por estar viva, beber 500 ml de água que deixo ao lado da minha cama e ir para sala me alongar (de pijama mesmo, rs!).

Tem um app que eu gosto muito, chamado "Stretching", onde eu coloco 5 minutinhos de exercícios de alongamento completo, que são mais que suficientes para meus músculos despertarem.

Existem inúmeras opções de rotina ao acordar que você pode fazer para você mesma, mas que não inclui sair correndo para arrumar as crias que acordaram atrasadas para escola.

Começar o dia com leveza e colocar você como sua prioridade, não só te trará benefícios físicos como também mentais.

Ser mãe e tirar um tempo para você não tem nada de egoísta!

Veja quanto tempo você precisa para você e dedique-se a ele como sua primeira coisa ao acordar.


Tenha uma rotina matinal com foco na sua saúde


Depois que eu coloco meu corpo para acordar com o "estica-estica" do aplicativo, eu vou passar um cafézinho para mim.

Eu gosto de café extra forte com canela e óleo de coco, para acordar o cérebro antes dos gritos da criançada e dos latidos do cachorro, rs.

Só que enquanto o meu café está sendo feito, eu aproveito para trocar de roupa para malhar em casa.

Sim! Eu prático exercício físico antes de acordar meu filho (ok, você deve está se perguntando: "que horas essa louca acorda?") e isto tem mudado a minha vida!


Desde que eu descobri o mundo dos produtos digitais e a facilidade que eles trazem para as nossas vidas, eu tenho consumido tudo que puder trazer qualidade de vida e ensinamento de conteúdo para mim. Um desses produtos foi o do nicho Fitness.

Eu prático 20 minutos de treino com o programa Mamãe Sarada e sigo a dieta dos 21 dias, que juntos me permitiram perder todo o peso conquistado com a gravidez, e que de quebra ainda têm me ajudado a ganhar massa magra, definir o meu corpo, levantar minha autoestima e me dar a energia que preciso para seguir com o meu dia de trabalho em casa.

Mas lembre-se que praticar uma atividade física pode ser o que você bem planejar para si: sair para correr/caminhar/andar de bike, malhar em casa como, dançar com o canal do FitDance no Youtube...você decide!

Só escolha aumentar a serotonina no seu organismo naturalmente logo ao amanhecer, porque você vai ficar a mil por hora, além de feliz e super produtiva. Teste e veja só o impacto no seu negócio online!

Depois da minha atividade, eu tomo banho frio, me arrumo e acordo meu filho para se arrumar para a escola. Após deixá-lo lá e retornar para casa, o meu dia de trabalho finalmente começa.


Conferir minha lista de "To Dos" do dia


Esta lista de atividades, eu deixo já anotada em um caderninho na noite anterior para que eu não durma com nenhuma preocupação na minha cabeça, que possa atrapalhar a qualidade do meu sono.

Sendo assim, ao abrir o meu caderno eu defino quais serão as minhas prioridades da manhã, coloco no meu quadro Kanban de produtividade e vou acompanhando o andamento no decorrer do dia, para ver meus resultados naquelas atividades previstas.


Eu aproveito este período da manhã também para acessar meu e-mail e responder o que for urgente ou de clientes, deixando os e-mails pessoais para ver somente no turno da noite.

Neste momento eu também confiro as redes sociais e compartilho algumas postagens no instagram, que já estavam planejadas, além de interagir com meus seguidores.

A partir daí me dedico com 100% de atenção a produção e revisão dos conteúdos que crio para o blog/audiopost/vídeos para youtube.


Trabalhar com Marketing de Afiliados


Antes do meu horário de almoço, eu costumo dedicar 1-2 horas por dia para trabalhar promovendo infoprodutos de forma orgânica pelas redes sociais.

Eu gosto de me dedicar a esta atividade neste horário, pois tenho a sensação de que eu posso começar a segunda jornada de trabalho no turno da tarde, com alguma possível renda sendo gerada enquanto estou usufruindo de um momento prazeroso que é comer uma comidinha caseira e gostosa!

Quando eu retorno da minha 1h de almoço, eu posso conferir se algumas vendas foram feitas, quanto ganhei com isso e me sentir mais estimulada para retornar as minhas atividades, tendo a certeza de que meu trabalho está me dando retorno financeiro e me aproximando dos meus sonhos!


Rotina da tarde: Dedicação ao meu próprio produto digital


Como a grande maioria dos empreendedores digitais, eu também tenho como meta a criação dos meus próprios produtos.

São inúmeros os formatos disponíveis e assistir algumas aulas de cursos online, aprender como fazer - com a melhor qualidade que quero entregar para o meu público - é a minha única prioridade da tarde, até meu filho retornar da escola.

Ao finalizar mais algumas etapas da construção do meu produto, eu confiro mais uma vez as redes sociais e meus e-mails, para enfim, encerrar meu dia de trabalho, pontualmente, às 17h.


A família como prioridade na rotina da noite


Depois que concluo todas as minhas demandas empreendedoras como mãe blogueira, eu deixo atrás da porta essa minha persona profissional e me dedico exclusivamente ao meu filhote.

Quando ele retorna da escola, nós olhamos a agenda juntos, conversamos sobre como foi o dia dele e o que ele mais gostou ou não gostou na escola, além de fazermos a atividade escolar juntos.

A partir daí, ele assiste um pouco de Netflix, enquanto eu coloco o nosso jantar e brincamos juntos até ele ir tomar banho para dormir às 21h.

É depois desse horário que me dedico para deixar tudo planejado para o dia seguinte, como comida de  casa, separar o que ele vai levar na lancheira da escola, organizar a casa, além de me concentrar na lista de atividades empreendedoras de amanhã e dedicar um tempo para a minha prática da gratidão e meditação, que são de lei em todas as minhas noites antes de dormir.

Eu confesso que estou muito feliz com essa minha nova rotina e o fato de eu sentir que consigo gerenciar tudo, sem me frustrar com a procrastinação das tarefas do meu negócio só me ajudou a ser uma mãe melhor para o meu filho.


Isso porque eu percebi que, priorizando cada coisa no seu devido tempo, eu pude me tornar mais presente em cada coisa e isso me permitiu melhorar a qualidade dos meus momentos em família.

Ainda que a gente passe poucas horas do dia úteis juntos, essas poucas horas são tão dedicadas e tão intensas, que é o que tem importado para terminarmos o dia felizes!

Espero que você tenha gostado desse conteúdo. Se sim, não esquece de compartilhá-lo nas redes sociais, para que mais #MOMBOSSES como você possam dar o primeiro passo na construção do seu projeto digital rentável, usando a ferramenta blog, e tornando-se donas das suas próprias vidas também!

E se você quiser encontrar outras #MOMBOSSES em um só lugar para fazer amizades, entre no nosso grupo do Facebook e venha fazer parte desta família de mães blogueiras de sucesso!


Um super beijo e até breve.

Nenhum comentário

Obrigada por deixar seu comentário no nosso blog!