Como se motivar e deixar a procrastinação de lado

Uma das coisas mais difíceis para toda mãe que quer empreender com blog é de manter-se motivada para evitar a procrastinação.

A intensa tarefa de produzir conteúdo de qualidade, somada com a rotina diária dos filhos e os cuidados com o lar, nos leva a um estado de negação com os nossos afazeres.

Isso é completamente normal quando acontece de vez em quando, afinal, somos seres humanos e não uma máquina de produtividade.

O grande problema está no momento em que a preguiça temporária se torna um péssimo hábito de procrastinar atividades importantes, que são de nossa inteira responsabilidade.

Mas para evitar esta preguiça excessiva na hora de empreender seu blog, você pode adotar algumas técnicas que melhorem a sua capacidade de começar e de se concentrar em uma tarefa, ativando sua mentalidade para se manter firme em busca do seu sucesso. 

Eu usei algumas comigo, elas deram super certo e hoje eu quero dividi-las com vocês:

Use DIARIAMENTE a regra dos 5 segundos


Você já parou para pensar como nosso cérebro fica empolgado e cria uma expectativa boa, quando contamos de modo regressivo os últimos 5 segundos antes do ano novo ou de um lançamento de foguete?

Pois bem, a técnica dos 5 segundos, criada pela coach americana Mel Robbins, tem sido um divisor de águas na vida de muitas pessoas pelo mundo. Esta técnica tem sido usada como forma de "enganar" nosso próprio cérebro contra a procrastinação.

Eu assisti o vídeo da Mel no YouTube explicando um pouco mais sobre a abordagem e decidi adotar na minha vida para ver o que ia dar. Então acredite que quando eu indico algo aqui nos meus posts, provavelmente eu fui a primeira cobaia para testá-los, rs.

Nem sempre eu fui uma pessoa muito matinal (na verdade, eu nunca fui!). Eu era aquela pessoa apaixonada em apertar o botão soneca mil vezes até o celular descarregar, por ter sido vencido pelo cansaço.




Vivia chegando atrasada na faculdade, porque eu não tinha disposição física e mental para acordar e ouvir professor falando, falando, falando...muitas vezes sobre coisas em disciplinas que eu não gostava.

Não me leve a mal, porque eu adorava o curso de comunicação. Mas eu acho que todo mundo tem aquela disciplina ou outra que não se identifica e ouvir sobre ela parecia ser um grande desperdício de tempo.

Era assim que eu me sentia. E por não gostar de uma coisa ou de outra, eu procrastinava aquela responsabilidade porque eu não queria lidar com ela. Parecia uma tortura para a minha alma.

Bem. Conforme eu fui envelhecendo, as responsabilidades tomaram outra forma e eu tive que encarar a realidade. 

Foi aí que nessas andanças do empreendedorismo materno e digital, que eu encontrei informações sobre a Mel Robbins falando sobre desenvolvimento pessoal. E a regra dos 5 segundos salvou a minha vida.

Por causa dessa regra e da forma como eu treino o meu cérebro logo assim que meu celular desperta, é que eu consigo acordar 5h da manhã todos os  dias agora e tocar minha rotina produtiva sem sofrer com as responsabilidades.

A partir desta técnica, eu até adotei um novo estilo de vida, muito mais saudável, e confesso que hoje em dia eu adoro ele e não vivo mais sem.

Ao acordar, eu malho, medito, como uma refeição quente (e em silêncio. Ôh Glória!) até todo mundo que mora comigo levantar.

Com a regra dos 5 segundos, eu aprendi a pular da cama como um lançamento de foguete e valorizar alguns minutos para mim mesma. 

Isso fez toda a diferença sobre a qualidade da minha vida e do meu trabalho também.

Ao terminar minha contagem, eu crio na minha mente um modo padrão de ação, e não mais de hesitação, como era com o botão soneca.

O sinônimo da técnica é o princípio do impulso e você pode adota-lo em qualquer hora ou atividade rotineira.

No final do dia, você vai terminar com um comportamento tão positivo em relação as suas atitudes e ações, porque uma coisa boa foi capaz de puxar outra, como se fosse um espiral de felicidade.


Esmiúce sua grande meta em micro metas


Quando olhamos para o nosso projeto digital como um todo, a gente fica bem tensa sem saber por onde começar. E é aí que mora o perigo!

Muitas pessoas desistem logo de cara, pois não percebem que pequenas ações (as chamadas micro metas) são tão importantes que, ao somá-las nós conseguiremos chegar a grande meta final, com muito mais leveza e facilidade.

Então a próxima dica é: divida seu projeto em várias pequenas ações.

Após fazer minha lista de tarefas para aquele dia, eu dividia pequenas ações dentro de cada uma dessas tarefas escolhidas.


MEU HOME OFFICE

Eu passei a adotar uma sequência de post-its na minha parede, onde eu pudesse visualizar minhas ações no projeto como um todo e ir retirando ou movendo os post-its de lugar, conforme eu finalizasse aquela pequena ação.

Se tem uma coisa que é maravilhosa para terminar o nosso dia é saber que fizemos algo pelo nosso sonho, ainda que tenha sido somente 1% dele. Mas este pequeno por cento, já nos deixou mais próximas de onde queremos chegar e hoje sabemos que não estamos mais paradas no mesmo lugar.

Dessa forma, ao concluirmos uma nova etapa dessa caminhada, nós ficamos mais empolgadas em saber que fomos capazes de avançar para a próxima fase.

Mantenha seus pensamentos positivos sobre você mesma


Se tem uma coisa que mina a nossa autoestima e a nossa capacidade de acreditar em nós mesmas é a forma como pensamos, nos julgando constantemente.

Caso você não tenha conseguido começar ou terminar a sua tarefa de hoje, simplesmente, se perdoe! Não seja tão cruel consigo. Não tenha pensamentos pessimistas sobre seus sonhos.

Treine seus pensamentos e pense que amanhã será um novo dia para recomeçar. E que você vai conseguir! 

Caso você não tenha esta elevação espiritual, de autocontrole dos seus pensamentos, sugiro que você busque áudios ou vídeos no YouTube com afirmações positivas sobre prosperidade, autoestima e as escute com atenção plena.

Faça com que seu cérebro, coração e alma estejam alinhados em busca do seu objetivo.

Uma método que adotei para manter meus sonhos vivos e meus pensamentos positivos foi o painel da visualização.

Esta estratégia é usada por adeptos da Lei da atração, pois ao visualizar o que você deseja conquistar na sua vida, você cria um campo energético em torno de si, para atrair tudo o que te aproxime do seu objetivo. 

Ao visualizar-se vivendo esses sonhos, você muda a sua forma de pensar e vê a sua vida atual com mais empatia e positividade.

Aproveite o frisson e empolgação que seu corpo sente neste momento e se organize, programando suas ações e micro metas para amanhã.

Se perdoe, porque amanhã é um lindo dia e você terá uma nova oportunidade para vencer!

Espero que você tenha gostado desse conteúdo. Se sim, não esquece de compartilhá-lo nas redes sociais, para que mais #MOMBOSSES como você possam dar o primeiro passo na construção do seu projeto digital rentável, usando a ferramenta blog, e tornando-se donas das suas próprias vidas também!

E se você quiser encontrar outras #MOMBOSSES em um só lugar para fazer amizades, entre no nosso grupo do Facebook e venha fazer parte desta família de mães blogueiras de sucesso!


Um super beijo e até breve.

Nenhum comentário

Obrigada por deixar seu comentário no nosso blog!