Como ser uma mãe blogueira absurdamente produtiva sem ignorar seus filhos!

Uma das coisas mais temidas pelas mães que empreendem seus projetos digitais em casa é sobre como manter a qualidade do seu trabalho, sem comprometer a qualidade de tempo com a família.

Parece que para ser uma mãe blogueira profissional, a gente precisa ser uma máquina produtora de conteúdo para começar atrair, organicamente, os leitores potenciais.

E a sensação que temos é que para que toda essa produção saia com muita qualidade, o dia da mãe blogueira precisa ter 72 horas e não só 24 horas. Não é verdade?

E como é que lida com toda essas demandas do seu projeto, sem ignorar a presença dos filhos quando você estiver com eles? 

Então, se você é como eu que se preocupa bastante com o desenvolvimento do seu negócio online, mas também não quer se sacrificar ou sacrificar os seus momentos de interação com as crias, este post com dicas sobre produtividade para mães blogueiras é para você!

Guia Mães Bloggers Iniciantes


Acorde primeiro que todo mundo


Se tem uma coisa que realmente mudou a minha vida foi aprender a acordar cedo. Acredite em mim quando eu digo que no começo foi uma mudança de hábito que me fez sofrer um pouco.

Eu nunca fui uma pessoa que gosta de acordar cedo. Quando eu era criança, minha mãe me matriculou no turno da tarde porque eu era uma criança super dorminhoca e ela sabia que acordar cedo seria um martírio para minha vida escolar.

Passei minha vida inteira tentando me adaptar e odiar acordar cedo era uma coisa independente do horário que eu deitasse. Eu poderia dormir 20h ou 00h, o resultado sempre era o mesmo: nem guindaste me levantava.

Parece que a danada da cama tinha um visgo, que não me deixava sair dela de jeito nenhum. Tudo no meu quarto era convidativo para que eu permanecesse embaixo dos meus lençóis.

Mas depois que eu li o livro "O milagre da manhã" e passei a adotar a rotina de acordar primeiro que todos da casa para aproveitar mais o dia comigo mesma, enfim, eu comecei a gostar de acordar cedo. Ao ver uma razão para que isto acontecesse, eu passei até adorar o canto dos galos durante o raiar do Sol, rs.

Tente também e veja o que vai dar! Faça um café bem gostoso para você e marque na sua agenda o melhor encontro da sua vida: com você mesma.

Eu passei a colocar como minha primeira responsabilidade do dia, o meu autocuidado. Priorizo minhas orações para cuidar da minha saúde espiritual, minha meditação para cuidar dos meus pensamentos, meu exercício em casa por 20 minutos para cuidar da minha saúde física. Me priorizar logo ao acordar fez toda a diferença. 

Nesse período, eu aproveito para fazer um brainstorming comigo mesma sobre possíveis posts para o blog. Este momento de Boom de energia faz com que a gente fique mais atenta a nossa intuição e ideias de sucesso.

Quando eu começo o meu dia de trabalho, eu já começo com vibração de dever cumprido, pelo simples fato de que eu já conclui algumas tarefas do meu dia antes mesmo do dia dos outros começarem.

O resultado? Você se sente mais feliz consigo mesma, mais empolgada para começar sua jornada de trabalho, vê os pequenos avanços diários com mais gratidão e se torna uma mãe mais feliz e paciente dentro de casa.

Porque uma mãe realizada em todos os setores da vida, é a melhor mãe que seu filho pode ter.


Não acesse seu e-mail ou suas redes sociais, se você ainda não estiver trabalhando


Se tinha uma coisa que eu sempre fazia de errado, antes de eu implementar minha rotina matinal, era acordar já com a cara nos aplicativos do celular.

Acordava checando meu gmail, consumindo logo cedo aquela leva de informações que eram empurradas por empresas e empreendedores.

Depois eu corria para fuçar as redes sociais e perdia minutos (se não uma hora) vendo a vida dos outros ou lendo posts de portais de notícias, que me deixavam tristes logo pela manhã.

Esse péssimo hábito, além de me fazer perder bastante tempo (porque vamos combinar que em nada mudava minha vida para melhor, né?), eu ainda começava meu dia com energia bem baixa.

O grau de coisas pessimistas, críticas, lamúrias e reclamações que a gente vê no Facebook, por exemplo, é de deixar qualquer ser humano pra baixo.

Do outro lado têm o danado do Instagram, que faz você rolar o dedo naquela timeline das perfeições e se você não tiver um autocontrole sobre seus pensamentos, faz você ficar para baixo pelo simples fato de que você não tem aquela vida perfeita como nas fotos alheias.

Então, para que você não mude sua energia e não passe o dia procrastinando, pelo simples fato de que você não consegue elevar seus pensamentos e crenças positivas sobre você, sobre seu trabalho ou o mundo ao seu redor, simplesmente, ESQUEÇA seu e-mail e as redes sociais como entretenimento matinal.

Se você quer ler alguma coisa, escolhe um livro para ler no sofá tomando um cappuccino bem gostoso. Ou compra um ebook de algo que te ensine a transformar a sua vida (como o Guia Definitivo para Mães Bloggers Iniciantes), ou seja lá o que for que você queira mudar.

Agora se você quiser assistir alguma coisa, entra lá na página dos TED Talks e veja quantas palestras maravilindas e impactantes têm sido feitas por este mundão de meu Deus. Você vai ter muito mais o que aprender, agindo desta forma.

Outra opção é ouvir audiolivros, que são ótimos e bem baratinhos. Você também pode procurar canais no YouTube de possíveis mentores de negócios, da vida. Ou quem sabe algum filme ou série empreendedora no Netflix para te inspirar logo cedinho.

Mantenha-se firme no seu planejamento diário



Para continuar nos trilhos da produtividade e entregar todas as suas demandas em tempo, a dica é manter-se firme no seu planejamento diário.

Se tem uma coisa que nada tem a ver com produtividade é o excesso de atividades. Sugiro que você inclua na sua jornada empreendedora, somente aquilo que você puder finalizar no dia de hoje.

Antes poucas coisas bem feitas, do que muitas mal feitas. Então separe algumas atividades para o seu dia de trabalho e fique focada no que você planejou.

Ter tudo escrito, em formato checklist, é uma excelente estratégia para visualizar o que você se comprometeu e ir riscando o que já foi concluído.

Por isto mantenha sempre um caderno para criar sua Lista de tarefas (ou To Do Lists, como é mais conhecida).

Use e abuse desse recurso para não ter que levar trabalho para a mesa do jantar ou para o momento de brincadeira com as crianças.

Esteja presente em tudo o que estiver fazendo no seu devido momento e deixe para lá o que não pertence aquela hora.


Desligue seu 4G ou baixe app para bloquear as redes sociais do celular


Se tem uma armadilha para toda mãe empreendedora são as notificações das redes sociais ou do e-mail. Eu já tirei todas as notificações, mas permanecer com a internet do celular ligada era um vício me chamando para acessá-lo.

Para que nada tirasse o meu foco produtivo, eu baixei um app que bloqueia as redes sociais do celular, no meu horário de produção. No meu notebook, eu também instalei uma extensão no Chrome que bloqueia esses acessos.

Então mesmo que eu quisesse acessar as redes sociais (por impulso) eu não conseguiria, porque o aplicativo só desbloquearia depois do horário que eu determinei para o app descansar.

Essa ferramenta foi bastante útil para mim, mas depois eu passei a adotar também a estratégia de desligar a internet do celular.

Entendi que nada é tão urgente que não possa esperar o meu horário para responder. E se for algo muito urgente mesmo, a ligação diretamente para o meu número seria o melhor caminho.

Determinar os horários para trabalhar as redes sociais ou checa-las por lazer, foi a melhor coisa que eu fiz para o meu negócio, para mim, para minha família.




Crie um plano alimentar para todos da sua casa


Não tem coisa pior do que você perder tempo, sem saber o que você pode preparar como refeição para você ou para a sua família.

O tempo que a gente passa tentando ter criatividade para pensar em algo prático, saudável e gostoso é bem desgastante.

Por isto que uma técnica que aprendi no YouTube com alguns canais estrangeiros de mães empreendedoras, é a técnica do plano alimentar.

Se você organiza a sua agenda diária, semanal, mensal de trabalho, agenda a limpeza da casa, o dia de lavar as roupas ou até mesmo cria uma agenda para as atividades das crianças, por que não planejar o seu menu de refeições de forma antecipada?

Saber o que cada dia terá que ser preparado, te ajuda a economizar (porque você passa a comprar os itens que realmente necessita), além de virar uma ótima atividade em família pois todos sabendo o que irão comer naquele dia, vão se sentir também motivados em colaborar em fazer.

Tem coisa mais prazerosa do que terminar o dia com momentos de sorrisos com toda a família? Sobra até um tempinho a mais para terminar o dia assistindo alguma animação com os filhos e comer uma pipoquinha no sofá.


Espero que você tenha gostado desse conteúdo. Se sim, não esquece de compartilhá-lo nas redes sociais, para que mais #MOMBOSSES como você possam dar o primeiro passo na construção do seu projeto digital rentável, usando a ferramenta blog, e tornando-se donas das suas próprias vidas também!

E se você quiser encontrar outras #MOMBOSSES em um só lugar para fazer amizades, entre no nosso grupo do Facebook e venha fazer parte desta família de mães blogueiras de sucesso!


Um super beijo e até breve.

Nenhum comentário

Obrigada por deixar seu comentário no nosso blog!