Como encontrar tempo para blogar quando tem filhos pequenos

Quando eu comecei a blogar já na fase de mãe, eu tive muita dificuldade em criar conteúdo de modo consistente.

Tanto que, em 2015, eu iniciei um projeto chamado o Blog da Mãe que Rala, que tinha como intuito falar da vida das mães empreendedoras brasileiras, mas o negócio foi mais difícil do que jamais imaginei.

Eu tinha acabado de parir o Benjamin. Empreender com uma criança recém nascida e prestes a passar por uma cirurgia, foi algo muito difícil para mim e eu não tive habilidade para administrar toda essa empreitada.

Se tem uma coisa que é tão difícil na vida de uma mãe blogueira é a tomada de decisões!

É um tormento ter que decidir se vai arrumar as coisas ou se vai escrever um post novo, rs. Ou decidir se vai colocar a criança para assistir um desenho no YouTube rapidinho e agendar as redes sociais ou se vai sentar para brincar com a cria e deixar tudo isso para depois (se tiver algum pique para isso!)

Então, quando eu decidi tornar a blogosfera materna o meu empreendimento digital de verdade, eu fui em busca de dicas e informações sobre como balancear a minha vida materna versus a de uma mulher profissional, CEO do seu próprio projeto online.

Eu não queria cometer o mesmo erro de planejamento, gestão de tempo e controle emocional e foi assim que eu encontrei um post estrangeiro muito bacana, com dicas de algumas mães blogueiras sobre como dar conta das coisas e como adotar a tomada de decisão na rotina diária, principalmente, quando a tal "culpa materna" entre priorizar as necessidades e desejos pessoais versus as das outras pessoas do lar.


Essas mulheres trabalham quando as crias dormem


A maioria dessas mulheres só fazem algo quando as crianças tiram um cochilinho ou encerram a jornada diária de trabalho deles (ou de dar trabalho. rs!).

São nesses momentos que elas priorizam escrever seus posts.

Algumas aproveitam os cochilos diurnos, outras ficam acordadas até tarde para concluírem essas demandas e, algumas como eu, acordam bem mais cedo para escrever com a mente mais descansada enquanto a casa inteira está em pleno silêncio.

Não existe uma fórmula certa para a jornada de trabalho de uma mãe blogueira. Para mim, os cochilinhos nunca foram produtivos porque meu filho dormia muito pouco durante o dia.

Já a noite, eu sempre acabava pegando no sono junto com ele quando ia colocá-lo para dormir.

Acordar enquanto o Sol começa a acordar também, foi a solução que encontrei e que funcionou para mim.

Assim, ao parar de me queixar de que nada estava dando certo na vida de mãe empreendedora, eu aprendi a me conhecer melhor e conhecer o meu filho também e compreender quando é que ele estava mais entregue ao sono, para que eu tirasse proveito disso.

Passei a aproveitar meu tempo acordada logo pela manhã para ficar só comigo mesma e escrever inspirada, enquanto tomo um delicioso café bem quentinho (raridade na vida de mãe, né?)

Planejamento é a chave!


Outra dica muito legal desse post foi que muitas mulheres mostraram o que quanto elas se dedicavam ao planejamento. Quando não tem muito tempo para empreender, as poucas horas ou minutos dos nossos dias têm que ser bem produtivos e dedicados.

Por isso, não esqueça de planejar tudo o que você pretende fazer para a semana do seu blog!

Uma dica bem legal é você escolher um momento no fim de semana para imaginar como sua semana perfeita seria e, então, colocar em prática o planejamento para que 1% dele ocorra. HAHAHA!

Porque vida de mãe é assim, né migs?

Isso vale também para você incluir suas redes sociais, sua gestão de e-mails, cumprir os prazos com os clientes, automatizar e-mail marketing e ainda por cima a sua vida pessoal.

Busque tempo para cuidar de você também e assim você continuará firme nessa jornada.

Se você já tiver filhos em idade escolar, como eu, tudo começa a ficar mais fácil!

Você pode aproveitar o tempo em que eles estiverem estudando e produzir com o máximo de performance ou você pode aproveitar que eles vão chegar mais cansados da escola e fazer seus textos à noite, com a casa mais tranquila e todas as outras demandas entregues.

Torne a tecnologia a sua melhor amiga de infância


Se tem uma coisa que mãe blogueira consegue ser é multitarefa!

Ela cuida dos filhos, do dever da escola, da janta, dá banho neles, trabalha em home-office decorado com brinquedos (e muitas vezes ainda trabalha fora também) e nem sempre sobra tempo para abrir o notebook e fazer algo com  toda a calma do mundo.

O que aprendi nessa jornada e me identifiquei com a dica dessas outras mães do post é que a tecnologia pode salvar as nossas vidas, miga!

Quando descobri que meu SmartPhone era muito mais do que fazer e receber ligações, um aparelho para responder memes do Facebook e dar risada dos áudios do WhatsApp, eu mudei minha vida para melhor!

Passei a utilizar o meu celular como meu maior aliado nessa jornada e através dele, eu pude escrever alguns rascunhos do blog através do aplicativo do Blogger ou responder algumas clientes interessadas no meu conhecimento.



Eu tornei meu celular a minha assistente pessoal e, subitamente, a tecnologia se tornou a minha melhor aliada depois que eu passei a adotar as dicas que a Karyne Otto ensinou no curso de "Negócio Mobile" que ela lançou recentemente e que foi o maior achado da minha vida.

Já seguia a Karyne pelo YouTube e quando ela comentou sobre como a renda dela mudou depois que ela passou a trabalhar de qualquer lugar, somente com o celular na palma da mão, um céu de oportunidades se abriu para mim e eu optei por adquirir o curso dela e construir a minha estrutura de trabalho no meu SmartPhone também.

São dicas muito bacanas, indicações de aplicativos bem eficientes e que têm facilitado minha forma de trabalhar online.

As aulas têm vídeos bem curtinhos, mas a didática é bem prática e ainda conta com bônus sensacionais do Josué Bonfim com dicas sobre gatilhos mentais para vendas! Um super achado e que transformou meu negócio digital.

E o que achei mais legal ainda é que ao ler o post gringo, eu percebi que essa prática de utilizar os aparelhos mobile a favor do empreendimento já está bem consolidado entre as mães blogueiras.

E acredito fortemente que este curso da Karyne Otto pode ser um grande aliado para quem quer adentrar nesse movimento também.

Espero que você tenha gostado desse conteúdo. Se sim, não esquece de compartilhá-lo nas redes sociais, para que mais #MOMBOSSES como você possam dar o primeiro passo na construção do seu projeto digital rentável, usando a ferramenta blog, e tornando-se donas das suas próprias vidas também!

E se você quiser encontrar outras #MOMBOSSES em um só lugar para fazer amizades, entre no nosso grupo do Facebook e venha fazer parte desta família de mães blogueiras de sucesso!




Um super beijo e até breve.

Nenhum comentário

Obrigada por deixar seu comentário no nosso blog!