Comece um blog que realmente dê dinheiro

7 anos atrás, eu jamais imaginaria que uma vivência que tive com o trabalho de conclusão do meu curso de Jornalismo seria o meu negócio digital algum dia.

Na época da faculdade, eu fiz um blog sobre Autismo e de lá para cá eu tenho vivenciado inúmeras experiências em criar blogs e produzir conteúdo para eles sobre diversos nichos.

O mais engraçado é que toda essa prática treinou meu olhar para criar o Mom Boss Life como um blog rentável, que realmente dá dinheiro. Um verdadeiro blog profissional, coisa de elite mesmo!



Eu sempre fui uma grande amante da internet. Passei por todas as modinhas digitais dos anos 2000, como o bate-papo do Bol, Uol, icQ, mIRC, Fotolog, Flogão e até o finado Orkut.

Mas nunca imaginei que essas andanças pelas redes sociais seria o mundo profissional que eu iria me encontrar.

Em 2008 eu conheci o Blogger e comecei o meu primeiro projeto escrito na web, com o intuito de registrar minha experiência de uma futura intercambista como Au Pair nos EUA.

Eu adorava aquela experiência e passava hoooooooras me dedicando a escrever sobre aquele universo que eu estava completamente imersa.

Dividia minha saga de teste da agência, inscrição, entrevista com família, Match, rematch, passaporte, vistos, consulado, embarque.

Uffa! Mas nada daquilo me dava dinheiro ainda. Somente o prazo em dividir minha história com o mundo.

Pois bem. Retornando ao Brasil em 2011, eu comecei a planejar o meu TCC e eu optei por produzir conteúdos multimídias para um blog sobre Autismo.

Eu tinha morado na casa de uma família americana que tinha um rapaz autista e voltei com essa sensação de obrigação em conscientizar o Brasil através das palavras, sobre o que realmente era o Autismo.

Ao entrar no mercado de trabalho e com minhas inúmeras demandas com mais de 10 clientes em uma agência de Assessoria, eu acabei deixando o projeto de lado até que ele desapareceu.

Como Jornalista, eu colaborei na produção de conteúdo de blogs corporativos para grandes construtoras e imobiliárias do mercado soteropolitano. Naquela época o setor da construção estava fervendo aqui.

Durante meus 7 anos de carreira, eu iniciei alguns projetos em formato blog focando em ganhar dinheiro com ele. Só não sabia como e por isso eles morriam.

Quando eu estava grávida, comecei o blog da Mãe que Rala. Também produzi conteúdo para o blog das Mulheres Empreendedoras de Salvador. Até que "desisti" de blogar. Era muito trabalho e zero grana.

Por fim, fazendo minhas andanças pela internet eu passei a buscar informações sobre como ganhar dinheiro online e o que eu precisava fazer.

Queria, de qualquer jeito ter a internet como minha fonte de renda e comecei a vasculhar a Web para encontrar o meu caminho.


Por onde eu adentrasse, em algum momento eu me deparava com o mundo da blogosfera. E aquele bichinho da produção de conteúdo online me picou. Comecei a me debruçar por essa jornada e descobri que é possível sim monetizar blogs e viver disso.

Aproveitando minha expertise em outro idioma, comecei a buscar conteúdos em inglês que pudessem me apresentar o melhor que o mundo dos blogs teria para me oferecer.

Porque a partir daí eu saberia como criar o meu plano de ação trilha-lo corretamente, sem me perder no meio do caminho.

Descobri que para começar um blog que realmente me desse dinheiro, eu teria que escolher um nicho rentável ou pouco explorado e, simplesmente, começar!

Mas, calma aí miga. Não é só isso não, rs! O que quero dizer é que uma vez decidindo essa etapa que para mim é a mais confusa, você já pode começar a meter a mão na massa.

Se você encontra um nicho que, alinhado com sua paixão, pode te proporcionar a renda financeira que você precisa para viver, então, você já encontrou a cereja do bolo.

Agora você precisa entender melhor quem é esse seu público-alvo, o que ele espera de você e alinhar a sua produção de conteúdo com a sede dos seus leitores.

Uma vez feito isso, você vai começar a se estabilizar como autoridade naquele nicho específico para aquele público específico.

Enquanto você vai começando a desenvolver esse projeto, você já pode pensar nas estratégias que terá que usar para chegar até eles e, consequentemente, gerar renda passiva com o seu novo trabalho ao vender produtos e serviços que sua audiência precisa de verdade.




O pulo do gato para quem quer viver de blog é gerar tráfego para ele, seja ele orgânico ou pago. A intenção é fazer com que as pessoas saibam que você existe, o que você escreve e convencê-las a participarem da sua lista de e-mail, do contrário você estará escrevendo só para você mesmo. E essa não é a meta!

Seja promovendo seus próprios produtos e serviços ou produtos de terceiros, você tem que se conectar com seu público.

Como mencionei no post "Venda produtos digitais no seu blog" e também no post sobre "Marketing de Afiliados", saber como levar seus seguidores até o seu negócio é primordial!

Uma vez que seu leitor está engajado com o seu conteúdo e somado ao bom relacionamento que ele tem com você, futuramente ele poderá ser o seu potencial cliente.

E se você já ouviu falar sobre funil de vendas, você vai entender quando afirmo que blogar é uma excelente estratégia para ajudar seus clientes na tomada de decisão antes da compra, pois você pode quebrar as objeções dele através do conteúdo produzido por você e aí o seu cliente já se sentirá convencido pelo valor que você entrega para ele.

Então recapitulando.

Para começar um blog que realmente te dê dinheiro, você precisa:


1) Descobrir o que você ama escrever e se esse nicho é viável ou não
2) Começar a produzir conteúdo relevante e que seu público admire
3) Encontrar e se fazer encontrada pelo seu público pela Web
4) Promover produtos e serviços próprios ou de terceiros dentro do seu blog

Espero que você tenha gostado desse conteúdo. Se sim, não esquece de compartilhá-lo nas redes sociais, para que mais #MOMBOSSES como você possam dar o primeiro passo na construção do seu projeto digital rentável, usando a ferramenta blog, e se tornem donas das suas próprias vidas!

E se você quiser encontrar outras #MOMBOSSES em um só lugar para fazer amizades, entre no nosso grupo do Facebook e venha fazer parte desta família de mães blogueiras de sucesso!


Um super beijo e até breve.


Nenhum comentário

Obrigada por deixar seu comentário no nosso blog!